Diskpart /s


Olá amigos do mundo dos scripts, powershell, .vbs, .bat e todos aqueles que investem horas elaborando um bom e velho scripiteco.

Essa semana elaboramos algo bacana com o Diskpart. Para aqueles que acompanham o Blog devem ter lido algo sobre disco em reserved, certo? Para ficarmos isento de um incidente como aquele, ou algo parecido, vamos inserir o disco D após a VM ter sido inicializada. Neste cenário removemos o disco D do template e inserimos novamente após subir o SO garantindo que cada vm terá o seu disco com o seu único ID e único serial.

Quais as necessidades levantadas? Quando subimos uma máquina virtual apenas com o Disco C e o leitor de DVD (Volume 0) a unidade de DVD-ROM vem assinado com a letra D. Isso ai pessoal, começou a ficar legal.

Vamos customizar esse processo removendo o volume D e assinando com a letra Z. E a partir desse processo vamos criar a partição no disco.

O processo automatizado requer o seguinte comando:

C:\diskpart.exe /s C:\temp\scripts\dispart.txt – Esse parâmetro irá chamar o arquivo .txt, sacaram galera? Vamos criar um arquivo .txt, com o nome diskpart.txt inser os comandos listados abaixo e guarda-los na pasta C:\Temp\scripts, legal? O próximo passo é abrir o CMD e inserir a linha de comando acima, repetindo na sequência, C:\diskpart.exe /s C:\temp\scripts\dispart.txt

Feito isso o disco estará pronto para uso.

select volume 0

remove letter=D

assign letter=Z

select disk 1

Attributes disk clear readonly

online disk

convert MBR

create partition primary

assign letter=d

format quick fs=ntfs label=”DADOS”

Active

Exit

Espero ter colaborado.