Evolution of technology


Acredito que assim como eu, muitos pensam na evolução da tecnologia da informação. Principalmente com a enxurrada de tendências que vem assolando o mundo da tecnologia desde a criação do mesmo! Porém essas tendências e avanços tecnológicos não são tão rápidos quanto costumamos comentar; na verdade fazem parte do nosso dia-a-dia a algum tempo, só não nos damos conta deles ou por que não tomaram uma evidência considerável no mercado (não estão na moda), ou simplesmente absorvemos os recursos e ferramentas por “osmose” sem darmos conta que usamos há algum tempo. O que acontece é que quando os recursos não estão na moda, o que visualizamos são várias ferramentas cujo marketing e propaganda é feita de forma separada, sem força….mas quando a tecnologia e/ou conceito dessas ferramentas entram em evidência, são vistas pelas massas e muitas vezes tratadas e reconhecidas como uma novidade.

Atualmente vivemos uma tendência específica que é a migração massiva de sistemas e ferramentas corporativas para a NUVEM. Porém a NUVEM deixou de ser uma novidade a muito tempo, pois é algo que já está presente em nossa vida através dos serviços de terminal,Citrix,Google Apps,SkyDrive,etc. Há muitos anos atrás já era possível a locação de um servidor na NUVEM, dentre outros recursos citados. A questão é que nunca foi tão abrangente como hoje, que por uma necessidade de centralização de acesso à informação bem como a mobilidade e acessibilidade, a NUVEM torna-se um recurso necessário.

Com o aumento das migrações corporativas para recursos na NUVEM, acredito na seguintes tendências para o futuro:

  • Mudança de “alvos” de ataque para os datacenters – Pois seria possível o acesso à uma variedade grande de informações atacando estes centralizadores de ambientes lógicos. Porém acredito que devido a isso teríamos uma melhoria considerável de segurança lógica, sendo viável apenas a invasão física através de engenharia social.
  • Interligações entre os grandes datacenters, proporcionando uma conectividade mais rápida e segura entre seus clientes (Empresas e Organizações), criando uma espécie de “Community Cloud” entre eles (uma espécie de “internet corporativa”) – Aumentando de forma significativa as questões de segurança e performance.Seria uma rede totalmente separada que interliga-se os grandes datacenters e fosse usada para que as empresas e organizações residentes neles pudessem comunicar-se com alta velocidade e confiabilidade.
  • Community Cloud entre as empresas – Dentro dessa Community Cloud entre os datacenters, as empresas e organizações poderiam criar uma nova camada unindo seus fornecedores, empresas do seu grupo,etc. formando Privates Community Clouds (kramba, inventei um  novo termo!rss).
  • Sistemas operacionais na NUVEM, integrados e compartilhados tanto com Desktops, Tablets, SmartPhones, TV´s, etc. – Isto estamos vendo atualmente, com as SmartTv´s, SmartPhones e outros dispositivos…..hoje já conseguimos acessar,compartilhar,ler e alterar documentos a partir de qualquer dispositivo de qualquer lugar. Podemos inclusive visualizar isso através de integrações de rede sociais que além de unificar uma série de informações, estão recheadas de aplicativos baseados na NUVEM.

Não acredito em dispositivos acoplados no nosso corpo (implantes) e coisas assim…..pelo menos por enquanto. Acredito que num futuro próximo iremos conectar em sessões de terminal através de nossos tablets, e no final do expediente simplesmente desconectamos e vamos para casa…isso caso o trânsito não fique extremamente caótico (se é que pode piorar) ao ponto do famoso “Home/Office” virar uma regra (particularmente, adoraria este cenário!rss). Com relação à esta tendência, identificamos cada vez mais empresas virtuais que ao invés de um CEP tem uma URL…e que mesmo assim não perde credibilidade pelos serviços prestados.

Seja qual for o caminho que a tecnologia irá seguir, quero fazer parte disso!!Por isso estou estudando para tentar não me acomodar, estacionando nas tecnologias que domino hoje (o que é uma tendência humana).