Certificação Microsoft – Como estudar para a prova!


Varias pessoas me questionam em treinamentos, qual a melhor forma de estudar para ter um bom desempenho nas provas de certificação.Este é um ponto muito particular de cada um, visto que cada pessoa tem formas diferentes de absorver informações.

Neste sentido, o que posso transmitir de maneira segura é a forma a qual eu me preparo para as provas, assim cada um pode usar do modo que achar melhor.

O que já de início temos que colocar em mente, é que as questões da prova são  diferentes da experiência real que temos com o produto na “vida real”, o que causa muitas vezes a reprovação de consultores experientes.

Quando estudo para uma prova de certificação Microsoft, o primeiro passo é verificar qual a matéria da prova; isso pode ser facilmente verificado no site de Catalogo de exames da Microsoft.Uma informação bastante interessante desse catalogo é que o mesmo mostra qual a procentagem de cada assunto na prova!E isso é bem legal para que possamos dar foco nos assuntos mais importantes.

O material que recomendo para estudo, é o Training Kit da Microsoft (que é uma publicação voltada para o exame).Esse material contempla toda a matéria da prova, além do material em formato digital e simulados.

Uso também, outras fontes de informação, como a internet, site oficial do produto, TechNet, blogs de especialistas, help do produto, vídeo aulas,laboratórios, etc…O treinamento oficial presencial é muito importante (principalmente se o instrutor for bom) e acelera em muito o compreendimento da matéria; o material do curso oficial (MOC) fornece uma base sobre os produtos, tornando quase sempre necessária a consulta a outra fonte para o complemento das informações.

Após o estudo e entendimento geral dos assuntos abordados na prova (o período de tempo necessário para o estudo da matéria, depende diretamente do tempo dedicado para este estudo X a capacidade de absorção da informação), é hora de colocar seus conhecimentos à prova através de simulados.É importantíssimo “treinar” nos simulados; com isso podemos ter uma experiência mais próxima da prova (contagem de tempo, interface,etc).

Cuidado com os DUMP´s…nem vou me estender no assunto, pois já expressei minha opinião à respeito. Os simulados que recomendo são os daTranscender , os que vem no Training-Kit (Self-Paced) e qualquer outro simulado honesto.

A técnica que uso com os simulados, é a seguinte…

…vou respondendo as questões do simulado, qualquer sombra de dúvida que encontro na questão, volto aos materiais de estudo (citados acima) com a finalidade de achar a resposta para a questão do simulado, para só então responder a questão.Pratique os simulados exaustivamente até atingir médias acima de 85% de acerto nas questões (claro que este tempo também pode variar de acordo com seu empenho e disponibilidade para os estudos)…após isso, é só ir fazer a prova!!!

Boa sorte à todos!!!

Em breve escreverei algumas técnicas para se dar bem na hora da prova!!

Espero que seja útil!!!!