Instalação de softwares via GPO no Windows Server 2003


Este artigo descreve como Automatizar a instalação de softwares através das Políticas de grupo do Windows Server 2003.

O primeiro passo é criar o compartilhamento que irá abrigar os arquivos de instalação dos aplicativos (você pode estar optando por um compartilhamento oculto, caso queira aumentar ainda mais o nível de segurança), conforme mostra a figura abaixo:

clip_image002

Você deve configurar as permissões de compartilhamento e segurança de maneira mais restritiva, conforme mostrada abaixo:

clip_image004 clip_image006

O próximo passo é criar a GPO para efetuar a distribuição do software. No nosso exemplo estaremos distribuindo via GPO as ferramentas administrativas (AdminPack.msi) do Windows Server 2003.

Após a criação de uma nova GPO, vamos editar as configurações:

Expanda User ConfigurationSoftware Settings, clique com o botão direito do mouse em Software Installation e escolha a opção New e depois a opção Package

clip_image008

Aponte para o caminho do COMPARTILHAMENTO criado, onde estão localizados os arquivos de instalação do software:

clip_image009

Após selecionado o caminho do arquivo de instalação, escolha a opçãoAssigned.Conforme figura abaixo:

clip_image010

Será gerado o pacote para a instalação:

clip_image012

Agora, clique com o botão direito do mouse no pacote gerado e clique na opção Propriedades. Nas propriedades do pacote, na Guia General,podemos customizar o nome da aplicação e contato para suporte…

clip_image014

Nesta fase, a política já está pronta para ser aplicada; o aplicativo será parcialmente instalado nos computadores; a instalação só será completada, quando o usuário executar a aplicação ou um arquivo associado à mesma (essa é uma maneira de não se causar um alto trafego de rede). Caso queira que a aplicação seja instalada completamente, independente do usuário executá-la ou não, na guia Deployment marque a opção Install this application at logon (conforme a figura), depois clique em Apply e OK:

clip_image016

O próximo passo é filtrar para quem será aplicada a GPO. Como no exemplo, estou distribuindo uma ferramenta administrativa, estarei limitando a aplicação da GPO ao grupo Domain Admins

clip_image018

Quando usuários que sejam membros desse grupo efetuar logon em qualquer máquina do domínio, será instalado o pacote das ferramentas administrativas… O processo pode ser visualizado durante o próprio processo de logon e confirmado no Painel de Controle, através da opçãoAdicionar e remover programas…

 

clip_image020

Neste tutorial, aprendemos como distribuir um software através das Políticas de Grupo do Windows Server 2003. Espero que seja útil.

Obs:- No artigo acima, a aplicação foi distribuída de uma forma básica. Contamos com muitas outras configurações para um melhor gerenciamento das aplicações distribuídas pelas Políticas de Grupo.